Português

english

STEPHAN DOITSCHINOFF

trabalhos

exposição

videos

edições

elucidário

sobre

press

Português

english

10 Bilhões ( 2015 )

Edificio London & River Plate Bank

Recife, Brasil

 

Instalação / Site Specific:

Árvores, plantas, escombros de construção, estruturas de metal e neons


A instalação ocupou o prédio histórico no centro antigo do Recife, construído no século XIX, originalmente para abrigar o London & River Plate Bank. A obra faz referencia a uma era pós apocalíptica onde plantas dominaram edificações e resquícios de civilização.

 

A concepção de 10 Bilhões, surge a partir de reflexões a respeito do livro homônimo de Stephen Emmott, que discorre sobre as consequências apocalípticas da explosão demográfica, e do discurso do filosofo estoniano Slavoj Žižek, em uma das discussões abertas, durante o Occupy Wall Street, 2011.

 

“Há 30 ou 40 anos, nós ainda estávamos debatendo sobre como o futuro seria: comunista, fascista, capitalista, etc. Hoje, ninguém nem mesmo debate estas questões. Nós todos aceitamos silenciosamente que o capitalismo global está aqui para ficar. Por outro lado, nós estamos obcecados com catástrofes cósmicas, e essa sensação é difundida através da produção cultural, todos os anos essa ideia é afirmada nos inúmeros títulos de livros e filmes lançados onde podemos ver toda a vida sobre o planeta se desintegrando, por causa de algum vírus, por causa do choque de um asteróide, ou outra coisa. Então, o paradoxo é que é muito mais fácil imaginar o fim de toda a vida no planeta, que algo muito mais modesto, como uma radical mudança no capitalismo.” Slavoj Žižek

 

Todo o hall principal foi ocupado pela instalação formada por árvores de várias espécies, bromélias gigantes e ainda escombros de construção, estruturas de metal e uma série de 6 neons de aproximadamente 200 x 250 cm cada, trazendo ícones relacionados a temas referentes à discussão.

 

O diálogo incitado pela presença do neon, símbolo do sonho americano, das fachadas e luminosos de lojas e comércios, num ambiente onde supostamente não haveria mais energia elétrica, consumidores ou mesmo produtos a serem comercializados, traça um paralelo anacrônico a fim de enfatizar a ironia da problemática levantada por Emmott e Žižek.

 

Após o termino da instalação o Jardim Botânico do Recife recebeu a doação do conjunto de plantas.

 

< voltar

FOR ART INQUIRIES, PLEASE CONTACT

SIGN UP! SUBSCRIBE TO GET THE LATEST FROM STEPHAN DOITSCHINOFF.

COPYRIGHT © 2016 STEPHAN DOITSCHINOFF. ALL RIGHTS RESERVED. SITE DEVELOPMENT ST. BALEIA

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido!