Português

english

STEPHAN DOITSCHINOFF

trabalhos

exposição

videos

edições

elucidário

sobre

press

Português

english

BRILHO DO SOL (2011)
Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Bairro da Mouraria, Lisboa, Portugal.

 

Curadoria: Carlos Alcobia

 

Performance: Máscaras de metal e madeira, tecido e palha.

Instalação: Mural - tinta latex sobre parede, Genuflexório - estrutura de metal, cimento e tinta latex.

 

Entre 2005 e 2008 Stephan Doitschinoff morou no interior da Bahia, na cidade de Lençõis, onde se envolveu profundamente no projeto Temporal, resultado de uma cuidadosa pesquisa sobre a cultura local e sincretismo religioso.

 

Em 2011 a convite do curador Carlos Alcobia, do centro de performance C.E.M. e da prefeitura de Lisboa, Stephan foi à Portugal em busca da origem dessas tradições.

 

Na vizinhança de Mouraria, ele construiu duas instalações públicas, criando templos a céu aberto. Como parte do mesmo projeto, viajou ao norte do país, na região de Trás-os-Montes, acompanhado por Carlos Alcobia e Antonio Tiza, onde se aproximou do universo de tradições locais, das máscaras Ibericas e dos Caretos. Também visitou várias aldeias e oficinas de mestres artesãos aprendendo seu modo de trabalho, técnicas e ouvindo alguns dos contos e histórias que permeiam o folclore regional.

 

Como resultado desta viagem investigativa à cultura e técnica local, Doitschinoff criou uma ação com personagens mascarados encenando uma procissão, na qual o público pôde acompanhar o cortejo ao longo das ruas estreitas de Lisboa em direção às instalações.

< voltar

FOR ART INQUIRIES, PLEASE CONTACT

SIGN UP! SUBSCRIBE TO GET THE LATEST FROM STEPHAN DOITSCHINOFF.

COPYRIGHT © 2016 STEPHAN DOITSCHINOFF. ALL RIGHTS RESERVED. SITE DEVELOPMENT ST. BALEIA

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido!