STEPHAN DOITSCHINOFF

trabalhos

Domino, Não Sou Dominado

 

Os conteúdos dessa instalação desenvolvida para a mostra

“Educação Como Matéria Prima” partem da apropriação de estruturas e símbolos para anunciar as diversas codificações às quais estamos submetidos em nossa vida e como corremos o constante risco de considerar parte de nossa cultura o que é, na verdade, a estrutura de uma cultura dominante, impregnada de narrativas de poder.

 

A divisa em latim NON DVCOR DVCO, escrita no brasão da cidade de São Paulo, significa “Não sou conduzido, conduzo” ou “Domino, não sou dominado”. O fato dessa afirmação ser o lema oficial da cidade que habitamos é oportuno para refletirmos sobre a rigidez de condutas e pensamentos que estamos a reproduzir no intuito de preservar valores que, por vezes, sequer nos perguntamos para que servem.

 

3 Planets - Panoptic Wave

 

A instalação multissensorial é composta por um videogame, pinturas e animações. O hino “Três Planetas”,  que anuncia o fato de que, se continuarmos no ritmo de consumo atual, precisaremos de três planetas para consumir, integra a instalação, interpretado na

Língua Brasileira de Sinais.

 

A frase de Richard Serra “O entretenimento popular é basicamente propaganda para o status quo” abre o videogame, que permeia o universo das escolas, corporações, presídios, manicômios

e condomínios: espaços fechados que estruturam uma sociedade disciplinar onde todos podem ser vigiados.

 

A experiência nos leva a refletir sobre o controle que transcende essas estruturas físicas e abrange espaços externos, virtuais e psíquicos, e como se faz possível, nessa complexa configuração, a tomada e a expansão da consciência.

 

Texto: Daina Leyton

curadora da mostra “Educação Como Matéria Prima”

 

exposição

videos

edições

elucidário

sobre

press

Português

english

FOR ART INQUIRIES, PLEASE CONTACT

SIGN UP! SUBSCRIBE TO GET THE LATEST FROM STEPHAN DOITSCHINOFF.

COPYRIGHT © 2016 STEPHAN DOITSCHINOFF. ALL RIGHTS RESERVED. SITE DEVELOPMENT ST. BALEIA

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido!