Português

english

STEPHAN DOITSCHINOFF

trabalhos

exposição

videos

edições

elucidário

sobre

press

Português

english

MESA e HEXAGONO (2012)

Museu de Arte Moderna de São Paulo

 

Happening apresentado em parceria com o chef Alex Atala.

 

Mesa e Hexagono partiu da preparação em tempo real de diversos pratos simbólicos aludindo a um ritual baseado no processo alquimico Nigredo-Albedo-Rubedo e no uso de compostos psicoativos, servidos à um publico de aproximadamente 50 pessoas. Técnicas utilizadas pelo artista como a pintura, a gravura e a escultura foram trazidas para o âmbito da performance, aliadas à ritualização do preparo de alimentos e de sua ingestão.

 

Nigredo, a escuridão

O nigredo na alquimia representa o início do processo de transformação, também relacionado à noite e ao estados bruto e de putrefação da matéria.

Neste estágio foi servido sashimi de peixe sapo ao molho negro. As simbologias associadas às profundezas e à morte são evocadas na escolha do peixe, que habita nas águas abissais, e no simbolo da caveira serigrafado pelo artista com o próprio molho.

 

Rubedo, a encarnação

O rubedo na alquimia representa a carne e a encarnação, a paixão, humana, o sangue e o calor.

Pedaços de carne crua foram selados com um objeto de metal em brasa, inspirado num marcador de gado. A ação da queima, além de imprimir na carne um símbolo referente ao equilíbrio, acentuou o calor, os cheiros do alimento e preencheu o ambiente com fumaça.

Como acompanhamento, pães pintados com tinta de pimenta, trouxeram alguns dos principais icônes da produção do artista.

Concluindo o estagio Rubedo, foi servido consomê de cogumelos, fazendo referência à cerimonia xamanica. Os cogumelos sagrados também são conhecidos como carne de los dioses em diversas lugares da America Latina.

 

Albedo, a Iluminação

Pedaços de papel de arroz estampados como hóstias e blotters ( papel utilizado para a ingestão de LSD ) foram servidas embebidas em cachaça de jambú, erva da Amazonia que causa a sensação de formigamento no céu da boca e lábios, proporcionando uma sensação semelhante a conseguida através de técnicas ritualistícas que promovem a mesma sensação pela hiperoxigenação do sangue.

 

< voltar

FOR ART INQUIRIES, PLEASE CONTACT

SIGN UP! SUBSCRIBE TO GET THE LATEST FROM STEPHAN DOITSCHINOFF.

COPYRIGHT © 2016 STEPHAN DOITSCHINOFF. ALL RIGHTS RESERVED. SITE DEVELOPMENT ST. BALEIA

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido!