DOWNLOAD CV
DOWNLOAD PORTFOLIO
Janaina Torres Galeria
Rua Joaquim Antunes 177, sala 11
São Paulo, Brasil 05415-010
Tel +55 11 3064.1507
Stephan Doitschinoff Studio
STEPHAN DOITSCHINOFF (1977), Vive e trabalha em São Paulo.
Autodidata, desenvolve trabalhos no campo da pintura, escultura, vídeo, instalação e performance. Artista revelação pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2009), realizou suas principais exposições em espaços institucionais como o “Irish Museum of Modern Art” (IMMA, Irlanda), “Museum of Contemporary Art San Diego” (MCASD, Estados Unidos), “Fondation Cartier” (França), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu Afro Brasil (MAB) e na XXII Bienal Internacional de Curitiba.
Doitschinoff tem dois livros publicados pela editora alemã Gestalten; CALMA: The Art of Stephan Doitschinoff (2008) e CRAS (2012). Dentre os projetos recentes, destacam-se a seita-igreja “Cvlto do Fvtvrv” e suas diversas ações (marchas, hinos, igreja, balcão de adesão, neons, videogame) e a instalação “Interventu” (2017).
SOBRE O TRABALHO
A obra de Stephan Doitschinoff desdobra-se em diferentes vertentes que vão desde a pintura e a instalações em contexto museológico, até a arte pública, o vídeo e performance. Em todas estas abordagens é perceptível uma unicidade nos conteúdos e no corpo de investigação.
Seu trabalho é permeado por uma linguagem altamente criptografada e simbólica. O que a primeira vista parece ser uma narrativa visual impregnada de referencias religiosas ou dogmáticas, sob um olhar mais cuidadoso revela-se um processo de apropriação de estrutura e ressignificação.
Algumas das manifestações básicas da religião e das forças armadas são usadas como suporte: a configuração do templo, do altar, da procissão e dos personagens antropomórficos representativos de divindades, assim como de hinos, marchas, fardas e medalhas. Entretanto, nao há dogma, o conteudo é formado por questionamentos que visam promover um espaço de reflexão e crítica.
Doitschinoff remove o conteúdo místico ou ideológico, para apropriar-se desse formato e adicionar símbolos criados a partir de reflexões pessoais em confluência com temáticas contemporâneas, como por exemplo, a “democracia corporativa”, o papel das plantas e substâncias psicoativas na cultura ocidental e o descontrole provocado por sistemas sociais rígidos que não propiciam espaço para que o indíviduo se desenvolva na sua plenitude.
Stephan redefine a narrativa original contida na estrutura religiosa ou militar, que por sua vez é uma linguagem comum e tem o poder de capturar a atenção do grande público atraves da familiaridade e de sua presenca massiva na sociedade desde suas fundações.
Texto por Nathalia Cruz
FOR ART INQUIRIES, PLEASE CONTACT
SIGN UP! SUBSCRIBE TO GET THE LATEST FROM STEPHAN DOITSCHINOFF.
COPYRIGHT © STEPHAN DOITSCHINOFF. ALL RIGHTS RESERVED. SITE ST. BALEIA